segunda-feira, 29 de junho de 2009

Noruega cria um cofre contra o fim do mundo


Um cofre que visa abrigar vários tipos de sementes para o valor alimentício da Noruega começou à ser construído em março de 2007, no Círculo Ártico.
Apelidada de "cofre do fim do mundo" fica numa ilha remota aonde o governo da Noruega recebeu também a ajuda da ONU, ela fica numa profundidade de 120 metros da montanha de Spitsbergen, uma das 4 ilhas que formam a Svalbard.
O diretor do projeto, Kerry Fowler afirmou que a iniciativa visa salvar a agricultura e os alimentos de possíveis catástrofes mundiais ou guerras nucleares.
"Este é o plano B,a rede de segurança, a política de seguro.E sabemos que grande parte da diversidade está sendo perdida mesmo em grandes bancos genéticos."
O cofre foi construído dentro da montanha gelada, para se caso o sistema falhar, as sementes e alimentos possam continuar a ser refrigerados naturalmente.
Este cofre tem a capacidade guardar mais de 4,5 bilhões de tipos de sementes dentro dele. Professores que estão ajudando no projeto também afirmam que a construção deste cofre é devido também as mudanças já presentes no planeta, isso também é uma forma de não acabar como países assim como Afeganistão que teve grande parte da agricultura devido as guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário